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Mundo Ecommerce

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07 jan 2011

Dicas de Promoções Diferenciadas

Um dos fatores que fizeram os atuais sites de compra coletiva alcançar o sucesso atual é oferecer grandes promoções para os clientes. Essas promoções levam as compras chamadas por impulso, ou seja, é apresentada uma forma única, exclusiva, temporária e altamente lucrativa de comprar algo que muitas vezes não é necessário no momento, mas já fez parte em algum momento do desejo de consumo. E fica evidente que quando são oferecidas condições especiais aumenta-se em muito o número de vendas. Segue alguns modelos que podem ser aplicados as lojas virtuais que querem criar incentivos para seus consumidores e conseqüentemente aumentar suas vendas.

Em Pedidos Chave
Oferecer desconto por pedido toda vez que uma determinada regra for atendida, por exemplo, a cada vez que o número do pedido atingir um milhar você pode apresentar na tela um cupom de desconto de 10%. Porém esse desconto só poderá ser exibido após a confirmação de pagamento através de emissão de cupom de desconto. Assim você garante a surpresa e estima a compras mais regulares para aumentar as chances de premiação.

Compra de Produto Especial
Toda vez que um produto definido como especial for comprado o cliente será presenteado com outro produto de brinde, ou através de uma lista de opções criada especificamente para esse fim. Isso com certeza aumentarão as vendas desse produto e ainda será possível dar vazão aos produtos que podem estar encalhados sem propósito e enchendo seu deposito.

Super Descontos
Criar um dia único e especial para oferecer descontos muito altos em produtos pré-definidos. Importante é que seja feita uma larga divulgação dessa data antes que a mesma seja realizada, pois desta forma o resultado será bem maior. Tente junto aos seus fornecedores condições especiais para essa promoção, como por exemplo, subsídios em parte do preço em troca de propaganda ou ainda aquisição de lotes produtos parados e fora de linha.

Caça ao Produto
Crie dois ou mais produto únicos, complementares e identificáveis através de características especiais, por exemplo, partes de um computador (monitor, torre, mouse e teclado) e ofereça uma premiação para o cliente caso os mesmos seja encontrados e inseridos no carrinho. Esses produtos deverão ter um grau de dificuldade em ser localizado, isso também incentivará seu público a conhecer todas as seções de sua loja, porque será necessário vasculhar para encontrar esses produtos.

Essas são algumas idéias diferentes que podem fazer com que a loja virtual além de ser mais freqüentadas, possa virar assunto no boca a boca de seus clientes e com isso conseguir a melhor propaganda de todas: a indicação de pessoas. Nada melhor que uma indicação pessoal, vale mais que qualquer propaganda paga. Promoções sempre são grandes potencializadores de aumento de faturamento.

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Marcelo Goberto de Azevedo Marcelo Goberto Azevedo
Consultor E-commerce na DragonSoft Tecnologia, Analista, Empreendedor, Professor, Pai, Marido, Sonhador, Idealizador.

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