www.dragonsoft.com.br

Mundo Ecommerce

Mundo Ecommerce
04 abr 2011

Aumentando a Taxa de Conversão após 'Adicionar ao Carrinho'

Relatórios de visitas do tipo “Web Analytics” são muitos bons para nos dizer “o quê” está acontecendo durante o processo de navegação dentro da loja virtual. Entretanto se faz necessário fazer “o porquê”, ou seja, descobrir realmente qual informação está chamando atenção do consumidor e principalmente o que pode estar desviando a atenção dele do foco principal.

Existem ferramentas no mercado que fazem rastreamento ocular durante um processo de compra. Esse exercício é realizado perante uma câmera que irá capturar a posição dos olhos de um usuário e as áreas onde os olhos ficam mais tempo focados acabam recebendo uma cor avermelhada e quanto mais intensa for o vermelho mais tempo o usuário focou sua visão neste local.

Com esses resultados é possível verificar se possivelmente a atenção desses usuários estão fora do contexto da compra virtual que é o foco final de uma loja. Muitas vezes simples alterações como, mudar a cor do botão comprar, dar opacidade aos demais elementos se a caixa de compra for do tipo flutuante irão aumentar a taxa de conversão de vendas.

Essas ferramentas podem ser incorporadas aos testes A/B. Elas conseguem se mostrar um possível problema de usabilidade sem a utilização de largas métricas quantitativas. Existem alguns sistemas de rastreamento ocular, entre os mais conhecidos estão http://www.feng-gui.com e http://www.gazehawk.com. Os custos ainda são um pouco altos, porém dependendo da necessidade em dar um foco maior e ter um acerto melhorado durante o processo de compra, esse investimento pode ser do tipo que tenha seu custo x beneficio atrativo por que irá causar um aumento significativo das vendas convertidas.

Meu Ecommerce

Quem sou

Marcelo Goberto de Azevedo Marcelo Goberto Azevedo
Consultor E-commerce na DragonSoft Tecnologia, Analista, Empreendedor, Professor, Pai, Marido, Sonhador, Idealizador.

Busca

enviar

Patrocinador

Curiosidades < Variedades

Uma Compra Virtual no Mundo Real
Uma Compra Virtual no Mundo Real Esse vídeo foi criado pelo Google, mostra um processo de compra virtual refletivo no mundo real. Uma bela sátira, que nós faz pensar! ;)

...contine lendo

Livro Mundo Ecommerce

Livro Mundo E-commerce - Enxergando o mundo eletrônico dos negócios de forma inovadora

Próximo Assunto

© Mundo Ecommerce 2012. Todos os direitos reservados. Fale Conosco l RSS

Todos as marcas registradas e links externos são de responsabilidade dos seus respectivos proprietários Logotipo Mundo Ecommerce