Uma das coisas que mais me assustou quando comecei nesta carreira, e toda vez que me mudei da cidade era Como vou fazer para começar a receber clientes com meus serviços de maquiagem?

Naquele momento, pensei que tudo o que eu precisava fazer era entregar meu cartão de maquiagem para todos que passassem por mim e esperar meu telefone tocar. Então fiquei no meu sofá reclamando da minha má sorte e amaldiçoando o dia em que decidi embarcar nessa aventura para fracassar, como previra aquela pequena voz na minha cabeça.

É claro que ninguém me explicou que essa era uma corrida de fundo e que, é claro, morando em Madri, Barcelona ou Londres, era infinitamente mais fácil acessar trabalhos de maquiagem do que em uma cidade menor.

Mas após eu ter feito o curso de maquiagem online eu aprendi várias técnicas sobre maquiagem e essa foi uma delas, e irei passar para vocês aqui abaixo um pouco do que aprendi no curso.

1- Defina que tipo de maquiagem você quer fazer e seu cliente ideal

  • Decida qual especialização você deseja para sua carreira
  • Se você fala com todo mundo , você realmente não fala com ninguém
  • Você sabe que ações de marketing realizadas
  • Você pode se apaixonar e querer contratá-lo

2- Cuide da sua imagem pessoal e da sua empresa

  • Trabalhe sua confiança
  • Pratique seu passo do elevador
  • Contrate um consultor de imagem
  • Crie sua imagem corporativa

3- Crie seu portfólio

  • Faça o TFP valer a pena
  • Peça fotos da sua maquiagem social

Defina que tipo de maquiagem você deseja tornar seu cliente ideal.

É algo que eu não me canso de dizer: definir o seu cliente ideal não apenas fará com que você obtenha mais clientes, mas também aqueles que chegam a você se conectam muito mais com você .

Decida qual especialização você deseja para sua carreira.

Não é a mesma coisa trabalhar para a indústria cinematográfica , para editoras de moda ou para maquiagem social . E as ações para atrair clientes em cada um deles são diferentes.

Se você fala com todo mundo, você realmente não fala com ninguém.

Imagine que você vá a uma loja de departamentos procurando calças pretas com alguma decoração . Você sabe exatamente o que quer. Você começa a olhar as vitrines das lojas e só existem grandes lojas onde elas vendem tudo – blusas, sapatos, saias, bolsas -.

Sua cabeça fica louca, nada chama sua atenção porque não é o que você está procurando … até encontrar uma pequena vitrine que coloca “calças pretas de todos os tipos”.

Há exatamente o que você estava procurando, você entra e é exatamente o que você imaginou em seu cabeça Você também encontra um par de calças que são espetaculares para você: onde você acha que irá na próxima vez que procurar calças pretas? Você recomendaria se ouvir alguém falar sobre a necessidade de um bom par de calças pretas?

Você saberá quais ações de marketing tomar.

Sabendo que seus clientes estão procurando “calças pretas”, você pode decidir onde colocar seus anúncios e como obtê-los melhor . Por exemplo, balconistas ou funcionários da hospitalidade geralmente usam uniformes pretos e podem procurar esse tipo de roupa com mais frequência do que um professor de ginástica, certo?

Da mesma forma que se você quiser se dedicar à maquiagem para noivas, você não usará as mesmas técnicas, nem freqüentará os mesmos sites como se quiser trabalhar em maquiagem para editoriais de moda.

Você pode se apaixonar e querer contratá-lo.

Se, além de vender as melhores calças pretas da cidade, você é muito bonita, aconselha-as sobre outras peças de vestuário, mesmo que as venda para você.Você acha que o cliente vai recomendar e devolver apenas suas roupas? Certamente, sempre que ele for ao shopping, ele o visitará, porque ele o perceberá como um amigo.

Cuide da sua imagem pessoal e da sua empresa.

Por mais que a imagem doa, tudo está nessa indústria que você escolheu, é o que estamos vendendo, beleza . E, portanto, nossa marca pessoal deve destilar isso.

Trabalhe sua confiança.

Quando duvidamos do que fazemos, as pessoas percebem e desconfiam. O primeiro ponto para atrair clientes e confiar em você é que você confia em você primeiro .

Temos que saber como lidar com a síndrome do impostor e nos dar o crédito que merecemos, sabendo que somos bons, muito bons em nosso trabalho.

Pratique seu passo do elevador.

E isso o que é? Eu explico isso com o exemplo típico de que você está no elevador com o organizador da Mercedes Benz Madrid Fashion Week e você tem 30 segundos , o que leva para chegar ao seu andar, para convencê-lo de que você é exatamente o que precisa para criar as diferentes procura a passarela desse evento .

Você precisa pensar em como se apresentar a alguém que possa precisar de seus serviços em trinta segundos.

“Olá, meu nome é Caro Chan e eu me dedico a ensinar garotas hipster a viver sua paixão por maquiagem , mostrando a elas  do zero como começar , de uma maneira boa, na indústria de maquiagem profissional . E para que eles possam dizer “tchau, tchau” ao chefe , vivendo a vida que desejam “.

Agora você tem que trabalhar em campos diferentes, dependendo de quem você vai dirigir.

“Quanto mais vezes eles dizem não, mais perto você está do sim” – Sergio Fernandez

Contrate um consultor de imagem.

Eu sei, você está pensando que isso é apenas para celebridades e pessoas com macarrão . Mas nada está mais longe da realidade, você pode tirar proveito de sua rede para conhecer alguém que está iniciando e propor uma troca. Seus conselhos sobre maquiagem e cuidados com a pele em troca deles sobre o que é fantástico e o que você deseja projetar .

Sua imagem diz tudo sobre você em apenas 7 segundos , você é o seu principal produto como freelancer e você gosta ou não de uma boa embalagem há muito tempo ao decidir algo. Portanto, acabou para as raposas feitas em pão, você nunca sabe quem vai encontrar.

Crie sua imagem corporativa.

Este é um trabalho que, se você não souber muito, poderá delegá-lo a alguém. Escolha as cores que melhor correspondem ao que você deseja expressar e como deseja ser percebido . Por exemplo, se você falar com mulheres que acabaram de ser mães, não usaremos cores estridentes, que poderíamos usar se formos para uma tribo urbana mais jovem.

Não se trata apenas de fazer suas cartas e é isso . Se você tem uma página de fãs no Facebook, Instagram ou site, tudo precisa ser consistente.

Se você vir meu site, a paleta de cores, as imagens que carrego, o tema japonês que me inspira e minha imagem fica de acordo. Se você vir algo preto, vermelho e branco com um visual oriental, pensará diretamente em Caro Chan . É isso que quero que aconteça com você, que as pessoas formem uma imagem mental sua e se lembrem dela.

Você já entrou em algum site onde o caos e a baixa qualidade de suas imagens prejudicam sua visão? Você ficou muito tempo? Você comprou alguma coisa? Como isso acontece nos seus espaços digitais, temos que pensar neles como sua casa virtual .

Onde você gostaria de ficar? Qual proprietário você deixaria seu rosto tocar?

Uma parte importante do seu site é a seção “Sobre mim” , é onde você pode realmente se conectar com seu cliente ideal, se você ousar, eu até pediria que você colocasse um vídeo – com boa iluminação e cuidando do que você vê no fundo – onde explique um pouco a sua história e por que você gostaria de poder fazer essa maquiagem espetacular naqueles dias em que deseja parecer arrebatadora .

Seja você mesmo e autêntico , pois assim atrairá quem se sentirá alinhado com você e repelirá o resto. Você não pode gostar de todo mundo.

” Você pode enganar a todo mundo algum tempo . Você pode enganar um pouco tudo o tempo . Mas você pode enganar a todos o mundo todo o tempo . ”- Abraham Lincoln

Crie seu portfólio.

A primeira coisa que fazemos antes de contratar qualquer coisa é procurar informações do site, opiniões, se houver fotos. Bem, seu futuro cliente certamente fará o mesmo. Se você já cumpriu as epígrafos acima, precisará apenas do toque final. Uma galeria de imagens, em seu site, onde você pode mostrar seu trabalho mais relevante para o tipo de público que deseja atrair.

Se o que você deseja é atrair um público mais social, não está interessado em ver a fantasia e as fotos de maquiagem mais loucas que você tem. Sim, você é um artista e deseja mostrar seu talento, mas uma namorada se sentirá insegura se você tiver apenas rostos manchados de pigmentos . Você precisa mostrar uma beleza real e uma aparência mais natural se for a esse público.